sábado, 22 de fevereiro de 2014

Patchwork

Ultimamente, parece que no mundo só tem desgraça. Não sei se é por causa da imprensa, cujo principal foco é a violência. Não sei se é por causa do pessimismo de muitos. É claro que a vida está complicada. É só andar pela cidade para perceber a quantidade de coisas erradas que existem, desde os moradores de rua até o trânsito selvagem. Há uma descrença total também nas ações do poder público. Parece que a única motivação dos políticos é o poder, e que os seus eleitores são deixados em segundo plano.
Mas, existem iniciativas que mostram exatamente o contrário. A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campina Grande está promovendo na comunidade de Santo Isidro cursos de patchwork apliquê, ou seja, arte com retalhos. Um grupo de designers, capitaneadas por Renata Arnaud, está ensinando a técnica às moradoras da comunidade. Além do aprendizado, o curso também promove uma maior interação entre as pessoas, criando um senso real de comunidade, de companheirismo. E ainda abre a possibilidade de que as aprendizes possam ter uma renda extra através da comercialização de seus trabalhos.
Ainda não existe em Santo Isidro um local específico para as aulas. Mas a sensibilidade e boa vontade dos moradores em melhor condição, como Palmira Schuster, que gentilmente cede a sua casa, é algo extremamente positivo, que mostra que, mais do que reclamar, precisamos agir.
Estas iniciativas, tanto do poder público, como das pessoas que vivem na região, devem ser divulgadas sempre.

Participantes do curso exibindo seus trabalhos junto com suas professoras

Desenvolvimento do trabalho de patchwork
A alegria das professoras e alunas é algo lindo de se ver
As mães não perdem as aulas de jeito nenhum
A criançada também se diverte
Carinho entre mãe e filha durante o curso

O resultado
Aprendendo


2 comentários:

  1. A Renata Arnaud juntamente com o poder público plantou a semente, mas e fundamental que movimentos como este não se quebrem pelo caminho mas que haja um total envolvimento de todos para quue ele possa crescer... é ensinando a pescar que as coisas podem melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata Arnaud! Belo trabalho que deverá servir de modelo para a região.

    ResponderExcluir