quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

José "Zé Buxinho" de Lima

No dia 11 de Fevereiro de 2014, fui visitar a propriedade de seu José de Lima, também conhecido como Zé Buxinho. Ele é um sanfoneiro de mão cheia, e no Maior São João do Mundo é certo encontrá-lo no Parque do Povo, animando as ilhas de forró.
Em sua propriedade, além de Seu José, vivem mais 11 famílias, totalizando 65 pessoas. Em comparação com outras propriedades da região, esta parece ser a mais carente. As casas são muito simples, e situadas num acentuado declive, cheio de valas escavadas pelas chuvas.

Seu José "Zé Buxinho" de Lima
As dificuldades aqui são maiores, pois eles estão numa área elevada, onde o acesso é mais complicado. Assim como na propriedade de Seu "Briba", as maiores reclamações são em relação ao abastecimento de água. Existem cisternas, mas, durante o período de seca, os moradores são obrigados a comprar água de carros-pipa. Um carregamento custa em média R$170,00, o que gera uma despesa que para eles é muito grande. Segundo Seu José, às vezes a água comercializada por pipeiros é de tão má qualidade, que nem os bichos quiseram bebê-la.

Casa e cisterna. O terreno é bem íngreme e irregular.
O transporte também é um problema sério. Seu José me contou que certa vez, um dos moradores da área precisou de atendimento médico, e tiveram que transportá-lo de carrinho de mão por mais de 5km, até o posto de saúde mais próximo. Em outra ocasião, a netinha de Seu José, de 1 ano de idade, deslocou o braço, no meio da madrugada. Graças a solidariedade de um morador do sítio vizinho, que possui carro, a garotinha pode ser levada para um hospital. Uma das filhas de Seu José tem que caminhar por mais de uma hora até a escola, e mais outra hora para voltar para casa.

Dois dos filhos de Seu José, Vaneide e Vanderlei
O terreno, de solo pobre bastante íngreme, não ajuda muito na hora de plantar, assim como não ajuda ter uma reserva maior de água. Nessa propriedade, há um pequeno barreiro, mas está completamente seco. Os moradores criam alguns animais, como vacas e galinhas.

Casa extremamente simples com um pequeno curral ao fundo
Um dos primos de Seu José e sua casa, cujo piso fica a meio metro do terreno,
por causa dos desníveis

Mais uma imagem que mostra a precariedade do terreno


Um comentário: