segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Início

Olá a todos!

Sempre gostei de Fotografia. E sempre gostei da Fotografia dos grandes temas sociais. Um dos fotógrafos que mais me impressionou sempre foi Sebastião Salgado. As suas coberturas sobre as crises humanitárias na África são fenomenais. As fotos dele fizeram com que o mundo tomasse conhecimento de quão cruéis eram as condições dos refugiados, especialmente das crianças.
Nos anos 90, eu fotografava com uma câmera de filme e algumas poucas lentes. Mas deixei a Fotografia de lado por mais de 10 anos, por causa do trabalho. Mas, em 2012, por influência de minha esposa, voltei a fotografar. Como morávamos no Rio de Janeiro, sempre fotografávamos as belezas naturais daquela cidade. Durante alguns meses, trabalhei no Centro do Rio, e, dentro do que eu achava que era a temática social, comecei a fotografar os moradores de rua. Foram inúmeras fotos. Eu sempre as postava nas redes sociais e nos fóruns, para ver as análises sobre as fotos. Mas, um dia, parei para pensar sobre o que estava fazendo. As minhas fotos não estavam mudando a vida de ninguém. Eu estava sendo no mínimo egoísta, ao fotografar as pessoas em condições tão degradantes. Então, parei de fazer esse tipo de imagem. Afinal, todos já estão bem à par da miséria do cotidiano. Ao voltar para a Paraíba, em 2013, eu e minha esposa fomos à algumas cidades do estado para fotografar o que o estado tem de melhor. Mas, eu me sentia mesmo atraído pela questão social.

Santo Isidro, com parte de Campina Grande ao fundo

Nuvens de chuva chegando em Santo Isidro. Infelizmente, elas se dissiparam depois de alguns minutos



Há alguns anos, meu pai foi morar num sítio, que fica a cerca de 5km de Campina Grande. Ele, junto com outros moradores da região, resolveram reativar a Associação de Moradores, que estava parada há algum tempo. Conversando com ele e com outros associados, fiquei sabendo da situação complicada de várias famílias daquela área. Estas famílias eram formadas por pequenos agricultores, que, embora estivessem bem perto da cidade, não tinham acesso aos seus benefícios. E, por se encontrarem tão próximos à cidade, eles eram desconsiderados pelos programas governamentais de incentivo à agricultura familiar.
Ao ficar à par do que estava acontecendo, encontrei uma motivação para fazer um projeto fotográfico. Registrar e divulgar aquela situação tão peculiar e tão pouco conhecida. No fim de Janeiro, comecei a visitar as casas dos agricultores desta região, chamada de Santo Isidro. Assim, fiquei a par de cada um dos problemas que cada família enfrenta. Através desse blogue, e de outras iniciativas, pretendo divulgar, inclusive para o poder público, a situação que estas famílias enfrentam. Quero mostrar também que existem pessoas que se interessam em melhorar a vida das pessoas da região, com iniciativas que usam os programas culturais da Prefeitura de Campina Grande para, por exemplo, ministrar cursos e montar bibliotecas. Todos sabemos dos problemas de administração pública no Brasil. Mas, o que não sabemos, é que existem muitos programas governamentais que podem ajudar muito, se forem adequadamente reivindicados.
A Fotografia tem o poder de realizar transformações sociais, de melhorar a vida das pessoas. E, é este meu objetivo com este projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário